sábado, fevereiro 10, 2007

Palavras...


Se por falar falei, pensei que se falasse era mais fácil de entender...”, esta frase, devem estar fartos de a ouvir nas rádios, na tv , faz parte do último grande sucesso mediático dos The Gift. Lembrei-me de a colocar a aqui por um motivo, hoje mais uma vez vivi a sensação de falar uma lingua do outro mundo, mais uma vez não me fiz entender e mais uma vez este facto criou desconforto e afastamento.
É tão fácil confundir as palavras, elas não são mais fáceis de entender... MESMO.
O que acontece, é que a nossa linguagem nem sempre acompanha o nosso pensamento. Nem quem nos ouve, está dentro da nossa cabeça, dentro do nosso sentir e, tcharararan... dá-se o conflito!
Na verdade, não podemos querer que as palavras sejam percepcionadas por todos da mesma maneira, pois os significados das mesmas modificam-se de acordo com as diferentes experiências, com as memórias, com o que julgamos dizer mas que afinal não dissémos, com as atitudes e gestos que as acompanham...enfim é importante saber e ter consciência que a riqueza da comunicação está exactamente no facto de que, mesmo sem querer comunicar, o fazemos.
Vou tentar não me esquecer de não lançar faíscas por todo o lado quando não me perceberem, sempre que do outro lado a resposta for desadequada... vou antes pensar se o que eu disse era mesmo o que eu queria dizer e se fui clara o suficiente para o outro o perceber.
Estes insights cansam! vou antes preparar uns camarões e um foundue de chocolate!